fichas da malta

Sunday, May 20, 2007

Algumas ideias

Olá! Como já disse no ETAGD, não tenho muitos materiais, devido ao meu pc ter sido formatado, e eu ainda não tive tempo para me pôr a procurar pelas pastas, a ver se ficou alguma coisa guardado! Também já disse que não tenho feito muitos cartazes, não só por não ter onde os colocar, mas também por causa da maneira de ser das turmas... estou doida com os alunos este ano... Numa das turmas, consigo fazer algumas actividades giras, pena que a algumas não tirei fotos...

Na Páscoa, pedi para que cada um levasse 1 garrafa de coca-cola vazia (aproveitei que levaram as rolhas, para as recolher), depois cortámos a garrafa e fizemos uma espécie de ninho... se alguém estiver interessado, eu depois explico melhor como foi que fizemos esta actividade, que tb é óptimo para fazer no dia da criança ou da árvore, pq dá para fazer flores, ou mesmo cestinhos... fica muito giro!!! Como alguns não levaram garrafa, e eu não tinha para todos alguns pintaram desenhos que ficaram expostos no CASAS.

Quando dei os Dias da Semana, utilizei uns elefantes, que eles pintaram, recortaram, colaram em cartolina e voltaram a recortar, e depois colámos na parede por ordem. Durante o estágio também fiz esta actividade, eles adoram... eu tenho as imagens em ficheiro word, se quiserem as imagens basta deixar comentário com o mail...




Quanto ao Weather, fiz apenas apresentação do tema com desenhos no quadro, os alunos copiaram para os cadernos, repetiram alguns desenhos no quadro e fizemos uma pequena ficha. De resto, todas as aulas fazemos revisão ao weather na abertura da lição.

Para consolidar o tema da família lembrei-me de fazer 1 Family Tree com bonecos salientes... :P
Fiz a árvore em cartolina, em casa, depois entreguei a cada aluno 1 "cabeça" feita com bolas de algodão envoltas num pequeno pedaço de collants, entreguei também lã e o cartão com o grau de parentesco. Cada aluno fez o seu "boneco" depois à medida que os ia chamando pelo grau de parentesco, iamos colocando o boneco na árvore.



Em relação à House Rooms, fiz a introdução ao tema com 1 powerpoint da casa, com 1 pequeno jogo (se alguém quiser, é só dizer). Depois noutra aula pedi a cada aluno que dissesse 1 divisão da casa, consoante a resposta eu entreguei 1imagem correspondente (Bedroom - imagem do bedroom, etc.). pedi para pintarem, levei a casa feita, colámos as imagens e as legendas. Há uma outra ideia subjacente a este cartaz, com cerca de 1,20m de largura, que é a sua re-utilização para as posições (on, in, under, behind ...).

Labels: , , ,

7 Comments:

At 1:57 PM, Blogger Ana Paula said...

Gostei dos muito dos elefantes,no ano passado os meus alunos fizeram um calendário, assim juntaram os meses aos dias da semana e também as cores. Pedi-lhes para pintar os feriados de uma determinada cor e o fim de semana de outra.

 
At 3:53 AM, Blogger Unknown said...

Olá!
Goste muito da ideia dos elefantes, eu também costuma fazer o calendário que a ana paula referiu entre outras actividades.
Agradecia que me enviasses também os elefantes para o meu email: janet.daniela@clix.pt

Ps:Se tiveres algumas fichas agradecia muuuuuito.
Tou a leccionar ingles no 1º ciclo 1º 2º 3º e 4º anos.
obrigada

 
At 3:43 AM, Blogger Silvia said...

Olá bom dia!
Vi hoje o teu blog enquanto fazia uma pesquisa de material para o 1º ciclo.
Será que me podias enviar os elefantes para os dias da semana?
Muito obrigada desde já.
Sílvia

 
At 3:44 AM, Blogger Silvia said...

Ups...esquci-me de colocar o mail: silviajcorreia@gmail.com

 
At 11:49 AM, Blogger Filipa said...

Adorei os elefantes. Estou a leccionar 3º e 4º anos e acho que os alunos também vão gostar. Será que os podes enviar para o meu mail "please". Obrigada
filipacorreia@netc.pt

 
At 3:22 AM, Blogger Birras said...

Bom dia
Será que me pode enviar os elefantes, e mais algum material que me possa facultar relacionado com inglês?
Obrigada
mail: joana_23_@hotmail.com

 
At 3:22 AM, Blogger Birras said...

Bom dia
Será que me pode enviar os elefantes, e mais algum material que me possa facultar relacionado com inglês?
Obrigada
mail: joana_23_@hotmail.com

 

Post a Comment

<< Home